← Voltar ao início

Como o PIBIC-EM e a pesquisa sobre violência doméstica me levaram à Geografia na Unicamp

Nesta semana, mais um semestre da faculdade começa aqui na Unicamp, e eu vim compartilhar com vocês uma parte importante da minha trajetória, que mostra como eu, uma estudante da escola pública, me apaixonei pela Geografia. Essa paixão nasceu de um programa que incentiva jovens na pesquisa científica, o PIBIC Ensino Médio, e me trouxe até onde estou hoje, cursando Geografia na Unicamp.

Como a pesquisa científica me abriu portas na Geografia?

Eu sempre gostei muito de Geografia, mas foi em 2021, quando comecei uma iniciação científica na Unicamp, que eu me apaixonei de vez. Muita gente não sabe, mas existe a opção de fazer iniciação científica ainda no ensino médio, o que chamamos de PIBIC Ensino Médio. É um processo de inscrição que permite aos alunos participarem de projetos de pesquisa, e eu tive a oportunidade de fazer a minha no Instituto de Geociências, que é o mesmo lugar onde estudo hoje.

Nessa pesquisa, eu trabalhei com outras duas meninas incríveis, a Bárbara e a Dassa. Nós três éramos estudantes do ensino médio e nosso tema de pesquisa foi a violência doméstica em Campinas. Como fizemos o trabalho durante o período da pandemia, nossa pesquisa se dedicou a entender como a violência doméstica se manifestou na cidade nesse contexto. O título do nosso estudo era “O impacto da pandemia na vida das mulheres”.

O que descobrimos sobre a violência doméstica em Campinas na pandemia?

A gente buscou entender o recorte da violência doméstica na cidade, analisando em quais regiões ela era mais presente. O mais importante é que, ao comparar os dados, percebemos um aumento nos casos de violência doméstica em Campinas durante a pandemia. Antes do isolamento social, tínhamos visto uma pequena redução, mas com a pandemia, as subnotificações voltaram a crescer.

Isso aconteceu principalmente porque as vítimas passaram muito mais tempo com seus agressores dentro de casa, por conta do isolamento. Essa situação dificultou muito a realização de denúncias e a saída desses relacionamentos abusivos. Foi uma experiência que me marcou profundamente e me fez entender a importância da pesquisa e da Geografia para analisar e combater problemas sociais tão urgentes.

Hoje, sou uma geógrafa em formação e tenho certeza que essa experiência no PIBIC-EM foi fundamental para a minha escolha e para a minha paixão pela área. É um exemplo de como programas de incentivo à pesquisa podem transformar a vida de jovens da escola pública, conectando o estudo com a realidade e a luta por justiça social.

Em resumo

Perguntas frequentes

O que é o PIBIC Ensino Médio?
É um programa que permite a estudantes do ensino médio participarem de projetos de pesquisa científica em universidades, incentivando o interesse pela ciência e a vida acadêmica.

Qual foi o tema da pesquisa de Rebeca no PIBIC-EM?
Ela pesquisou o impacto da pandemia na vida das mulheres, com foco na violência doméstica em Campinas, analisando o aumento de casos e subnotificações durante o isolamento social.

Como o PIBIC-EM influenciou a trajetória de Rebeca?
A experiência no programa aprofundou sua paixão pela Geografia e foi decisiva para que ela escolhesse cursar a graduação na Unicamp, no mesmo instituto onde fez a pesquisa.