← Voltar ao início

Rebeca Cristina: Por que a mobilização é nossa maior força política

Tem uma situação que acontece bastante e que eu acho que muitas pessoas podem se identificar: alguém vem até mim e diz, “minha amiga tá na política, ela resolve”. Essa “amiga” sou eu! Mas a verdade é que, hoje, eu não tenho um mandato formal. E é justamente nesse ponto que a gente precisa entender a força da mobilização.

Qual o papel da mobilização na política?

Quando alguém me procura com um problema, seja no bairro, na escola ou em qualquer esfera da nossa vida, a minha primeira reação é sempre a mesma: “me fala o que está acontecendo, porque com mobilização podemos resolver”. É um recado direto e que eu acredito profundamente. A mobilização popular é, sem dúvida, a ferramenta política mais poderosa que existe. Não importa se você tem um cargo eleito ou não, a capacidade de unir pessoas em torno de uma causa, de um problema, e de pressionar por mudanças, isso sim, transforma realidades.

Eu estou nessa luta há anos, desde o Parlamento Jovem aos 14 anos, e percebo que a mudança real não vem só de cima para baixo. Ela floresce das bases, da indignação coletiva, da vontade de fazer diferente. Quando a gente se une, quando a gente se organiza, somos capazes de fazer com que as demandas da nossa comunidade sejam ouvidas e atendidas. É assim que a gente constrói uma Campinas e um Estado de São Paulo mais justos.

Como podemos nos mobilizar de forma eficaz?

Mobilizar não é só ir para a rua protestar, embora isso seja fundamental em muitos momentos. Mobilizar é também participar de conselhos, de associações de bairro, de grupos de estudo, de coletivos que discutem e propõem soluções. É usar as redes sociais para conscientizar, é conversar com seus vizinhos e amigos sobre os problemas que afetam a todos.

Meus projetos, como o Escola Sem Assédio e o Carnaval Sem Assédio, nasceram dessa crença na mobilização. Eles são exemplos de como a gente consegue, juntos, criar redes de proteção e ações concretas para enfrentar a violência de gênero e proteger nossas crianças e adolescentes. Não é uma pessoa sozinha que faz isso, é uma coletividade que se move.

Por que a política vai além dos mandatos?

É um erro pensar que a política acontece apenas dentro dos gabinetes ou nas urnas. A política é o dia a dia, é a forma como a gente se relaciona com a cidade, com os serviços públicos, com a segurança. É a organização da comunidade para resolver o vazamento da rua, para pedir mais segurança no bairro, para garantir uma educação de qualidade para nossos filhos.

A política é sobre a vida das pessoas. E é por isso que a participação de cada um, a sua voz, a sua energia, são tão importantes. Eu posso ser “a amiga na política”, mas a solução para os nossos desafios passa pela nossa capacidade de nos mobilizarmos juntos. Vamos seguir lutando e construindo essa força coletiva. Para saber mais sobre como você pode participar, visite rebecacristina.com.

Em resumo

Perguntas frequentes

O que significa “mobilização política”?
Mobilização política é a ação de unir e organizar pessoas em torno de uma causa, objetivo ou problema comum, buscando influenciar decisões ou promover mudanças na sociedade.

Como posso começar a me envolver na mobilização social?
Você pode começar participando de associações de bairro, conselhos comunitários, grupos de ativismo local, ou até mesmo usando suas redes sociais para discutir e conscientizar sobre temas importantes.

A Rebeca Cristina tem algum mandato político atualmente?
Não, a Rebeca Cristina atua como ativista política e especialista em enfrentamento à violência de gênero, mas não possui um mandato formal atualmente. Sua força vem da mobilização e da liderança em projetos sociais.