← Voltar ao início

A vida das mulheres não é prioridade: por que precisamos agir contra o feminicídio em São Paulo

É revoltante pensar que a vida das mulheres ainda não é tratada como prioridade pelos governos. A gente vive uma verdadeira calamidade pública no estado de São Paulo, mas parece que nem a mídia nem o poder público querem enxergar a gravidade disso. As ruas, que deveriam ser espaços de liberdade, se tornaram extremamente agressivas e inseguras para nós.

Por que as ruas de São Paulo se tornaram tão perigosas para nós?

A gente não pode mais sair de casa em paz. É um medo constante, uma sensação de que algo ruim pode acontecer a qualquer momento. Essa realidade é um problema de segurança pública e, ao mesmo tempo, de saúde pública. Os casos de homens que tiram nossas vidas, nos agridem e nos violentam só têm aumentado a cada dia. É uma situação que nos deixa exaustas e com medo, porque a vida da mulher, infelizmente, não é a prioridade que deveria ser.

Essa não é uma questão isolada, é algo estrutural que precisa ser enfrentado de frente. O descaso com a segurança das mulheres reflete uma sociedade que ainda não nos protege como deveria, e um poder público que falha em garantir nossa integridade.

O que podemos fazer para mudar essa realidade?

Não dá mais para ignorar esse problema. É por isso que nós começamos uma campanha muito importante: pelo fim do feminicídio no estado de São Paulo. Mas não é só isso. Também estamos lutando pela ampliação dos equipamentos de acolhimento e de segurança para todas as mulheres. A gente precisa de mais delegacias especializadas, mais casas de apoio, mais redes de proteção que realmente funcionem e nos deem o suporte necessário.

Queremos chegar em pelo menos 10 mil assinaturas para mostrar a força da nossa mobilização e chamar a atenção do poder público do estado. É fundamental que a gente pressione, que a gente mostre que não vamos aceitar viver com medo. Você pode assinar o nosso abaixo-assinado pelo fim do feminicídio e fazer parte dessa luta em rebecacristina.com. Sua voz é muito importante para que a gente consiga virar esse jogo e garantir a dignidade e a segurança que todas nós merecemos.

Em resumo

Perguntas frequentes

O que é feminicídio?
Feminicídio é o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher, geralmente por violência doméstica ou discriminação de gênero. É a forma mais extrema de violência de gênero.

Como a violência de gênero afeta a saúde pública?
A violência de gênero não causa apenas lesões físicas, mas também sérios problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão, estresse pós-traumático, e até doenças crônicas. O medo constante e a falta de segurança impactam diretamente o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres.

Como posso me envolver nessa luta?
Você pode assinar o abaixo-assinado pelo fim do feminicídio e pela ampliação dos equipamentos de acolhimento e segurança para mulheres em rebecacristina.com. Além disso, apoiar organizações que atuam na causa e denunciar casos de violência são formas importantes de contribuir.