← Voltar ao início

Secretaria da Mulher em Campinas: Uma Conquista Necessária e um Desafio Urgente

A Câmara Municipal de Campinas deu um passo muito importante ao aprovar em primeira discussão a criação de uma Secretaria Municipal de Mulheres. Essa é uma notícia que me traz um misto de alívio e indignação, porque, honestamente, é uma pena que tenha demorado tanto para acontecer. Campinas ficou desassistida por muitos anos de uma pasta essencial como essa, e a gente sabe o quanto essa ausência custou caro para as mulheres da nossa cidade.

Por que uma Secretaria da Mulher é tão essencial?

Eu vejo essa secretaria como um avanço fundamental porque os problemas que enfrentamos, como a violência de gênero, não podem ser tratados de forma superficial ou diluídos em outras pastas. Eles são questões baseadas em gênero e precisam, sim, de um olhar específico. Com a criação da Secretaria, o recurso vai ser direcionado estritamente para as mulheres, o que significa dinheiro alocado para cuidar exclusivamente das nossas necessidades em Campinas.

Essa especificidade é crucial para a implementação de políticas públicas em áreas como saúde, acolhimento, proteção e, claro, o combate à violência. A gente vive um momento difícil na cidade: no ano passado, Campinas bateu recorde de feminicídios. Os casos de violência sexual também aumentaram, assim como o assédio no transporte público. E tudo isso aconteceu enquanto a cidade estava desassistida de uma Secretaria Municipal de Mulheres. É inaceitável.

Qual o próximo passo para Campinas?

É claro que a criação de uma secretaria é um ato político, e isso vai movimentar a base do prefeito. Mas, acima de tudo, é uma grande conquista para nós, mulheres campineiras. Agora, o que precisamos fazer é esperar e, principalmente, cobrar.

É fundamental que a mulher indicada para liderar essa pasta seja alguém realmente competente, que tenha um olhar carinhoso e específico para as nossas lutas. Precisamos de alguém que olhe para a violência de gênero como o problema urgente que é, e não apenas como mais um item na agenda. A luta continua, e a gente não pode baixar a guarda. Essa é uma vitória, mas também um lembrete de que há muito a ser feito.

Em resumo

Perguntas frequentes

O que é a Secretaria Municipal de Mulheres?
É uma pasta dentro da estrutura da prefeitura, dedicada exclusivamente a formular e implementar políticas públicas voltadas para as necessidades e direitos das mulheres do município, incluindo saúde, proteção e combate à violência de gênero.

Por que a criação dessa Secretaria é importante para Campinas?
A criação da Secretaria é vital porque permite um olhar específico para os problemas enfrentados pelas mulheres, como a violência de gênero, que não podem ser diluídos em outras áreas. Ela garante recursos e ações focadas para políticas de proteção, acolhimento e promoção da equidade.

Quais problemas a Secretaria deve enfrentar em Campinas?
A Secretaria deve focar no enfrentamento ao alto número de feminicídios, à violência sexual e ao assédio no transporte público, além de promover políticas de saúde e acolhimento para as mulheres da cidade.