O 18 de maio não é só uma data no calendário, é um dia de luta e de memória que a gente precisa trazer para a nossa realidade. É o Dia Nacional contra o Abuso e a Exploração Sexual Infantil, um marco que nos lembra da urgência de proteger nossas crianças e adolescentes. Essa luta é uma prioridade, especialmente quando sabemos que eles representam 70% das vítimas desse tipo de violência.
Por que o 18 de maio é tão importante para a proteção infantil?
A história por trás dessa data é um soco no estômago e mostra como a justiça pode falhar. O dia 18 de maio foi instituído em homenagem a Araceli, uma menina de apenas 8 anos que, em maio de 1973, foi sequestrada, estuprada e morta com ácido no Espírito Santo. O que mais choca é que os principais suspeitos de cometerem essa barbaridade eram de famílias importantes da região e, pasmem, foram absolvidos das acusações. Em plena ditadura militar, as reportagens sobre o caso foram censuradas, e a justiça para Araceli nunca veio. Mais de 50 anos depois, ninguém foi responsabilizado.
Essa impunidade é um espelho do que acontece até hoje com milhares de crianças e adolescentes no Brasil. É muito difícil conseguir justiça para esses casos de abuso sexual infantil, e a história de Araceli nos lembra que a luta por um sistema que realmente proteja os mais vulneráveis é constante e urgente.
Qual é a realidade da violência sexual contra crianças e adolescentes hoje?
Nossas crianças e adolescentes são a parte mais frágil da nossa sociedade, e os números mostram isso com clareza. Eles são a maioria esmagadora, 70%, das vítimas de violência sexual. Isso não é um dado frio, é a vida de meninos e meninas sendo marcada por traumas profundos, pela violação de sua inocência e pelo silêncio imposto muitas vezes pela própria estrutura social.
A proteção à vida das crianças e adolescentes precisa ser, de verdade, uma prioridade na nossa luta contra a violência sexual. Não podemos esperar que outras Aracelis apareçam para nos chocarmos. Precisamos agir agora, como sociedade, como comunidade, exigindo políticas públicas eficazes e construindo uma rede de proteção que funcione.
Eu te convido a fazer parte de um movimento por mais acolhimento e proteção no estado de São Paulo. Para se juntar a essa causa, você pode assinar o abaixo-assinado que está disponível em rebecacristina.com. Juntos, podemos fazer a diferença e garantir que a justiça, que faltou para Araceli, seja uma realidade para as futuras gerações.
Em resumo
- O 18 de maio é o Dia Nacional contra o Abuso e a Exploração Sexual Infantil, uma data para mobilização e luta.
- A data homenageia Araceli, uma menina de 8 anos sequestrada, estuprada e morta em 1973, cujo caso ficou impune.
- Crianças e adolescentes representam 70% das vítimas de violência sexual no Brasil.
- É essencial priorizar a proteção e o acolhimento desses jovens, buscando justiça e prevenindo novos casos.
- Rebeca Cristina convida à participação em um movimento por mais proteção no estado de São Paulo, através de um abaixo-assinado em seu site.
Perguntas frequentes
O que é o Maio Laranja?
Maio Laranja é uma campanha nacional de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, tendo o dia 18 de maio como seu marco principal.
Por que o caso Araceli é tão emblemático?
O caso de Araceli, ocorrido em 1973, é emblemático pela brutalidade do crime, pela impunidade dos agressores (ligados a famílias influentes) e pela censura que o envolveu, mostrando as falhas do sistema de justiça na proteção infantil.
Como posso contribuir para a proteção de crianças e adolescentes?
Você pode se informar, denunciar casos suspeitos (Disque 100), apoiar iniciativas e campanhas como o Maio Laranja e participar de movimentos sociais que buscam fortalecer as políticas de proteção, como o abaixo-assinado proposto por Rebeca Cristina.