← Voltar ao início

Rebeca Cristina: Juntas por mais proteção e acolhimento para mulheres em SP

A vida de uma mulher no Estado de São Paulo não deveria ser marcada pelo medo ou pela falta de apoio. É por isso que eu estou aqui, em movimento, como tantas de nós, para convocar todas e todos a fazerem parte de uma causa que é urgente: mais proteção e acolhimento para as mulheres. Este não é só um desejo, é uma necessidade que precisa se transformar em políticas públicas concretas.

Por que um movimento pela proteção das mulheres é tão vital?

Eu vejo, no meu dia a dia, nas ruas, nos transportes públicos, e nos casos que acompanho, o quanto a violência de gênero ainda é uma realidade assustadora. As estatísticas são frias, mas as histórias por trás delas são de dor e de vidas interrompidas ou marcadas para sempre. Em São Paulo, que é o estado mais populoso do Brasil, a gente tem uma responsabilidade ainda maior de garantir que cada mulher se sinta segura, acolhida e tenha acesso a todos os recursos necessários para sair de ciclos de violência.

A proteção e o acolhimento não são favores, são direitos. E para que esses direitos se tornem realidade, precisamos de um compromisso sério e de ações coordenadas do poder público. É por isso que iniciamos um abaixo-assinado: para mostrar a força da nossa voz coletiva e exigir que as autoridades olhem para essa pauta com a seriedade que ela merece.

Como sua assinatura pode fazer a diferença?

Às vezes, a gente pode pensar que uma única assinatura não muda nada, mas eu te garanto que não é assim. Cada nome que se junta a essa causa amplifica a nossa mensagem e pressiona por mudanças reais. O abaixo-assinado é uma ferramenta democrática poderosa para demonstrar o anseio da população por políticas públicas mais eficazes.

Nossa iniciativa busca fortalecer a rede de proteção às mulheres, desde a prevenção da violência até o acolhimento das vítimas e o combate à impunidade. Isso inclui mais casas-abrigo, centros de referência, programas de capacitação e autonomia financeira para mulheres em situação de vulnerabilidade, e uma atuação mais eficiente das forças de segurança.

Eu, Rebeca Cristina, estou há anos nessa luta, seja com a Escola Sem Assédio, o Carnaval Sem Assédio, o Clube Santo, ou os Ciclos de Proteção. Este abaixo-assinado é mais um passo nessa caminhada. Ele representa a nossa capacidade de nos unirmos e de construir um futuro onde a vida e a dignidade das mulheres sejam prioridade.

Se você também acredita que o Estado de São Paulo pode e deve fazer mais pelas mulheres, eu te convido a assinar o nosso abaixo-assinado. É rápido, é fácil e é um gesto potente de solidariedade e de exigência por justiça. Você pode encontrar o link para assinar em rebecacristina.com/ciclos ou no meu perfil do Instagram. Juntas, somos mais fortes!

Em resumo

Perguntas frequentes

O que é um abaixo-assinado?
É um documento formal, assinado por um grupo de pessoas, que expressa uma demanda ou solicitação coletiva a uma autoridade ou instituição, buscando provocar uma ação ou mudança.

Por que é importante assinar este abaixo-assinado?
Sua assinatura demonstra o apoio popular à causa da proteção e acolhimento das mulheres, fortalecendo a voz coletiva e pressionando o poder público a implementar políticas mais eficazes no Estado de São Paulo.

Quais políticas públicas são buscadas com essa iniciativa?
A iniciativa visa aprimorar a rede de proteção, com mais casas-abrigo, centros de referência, programas de autonomia econômica para mulheres e melhorias na atuação da segurança pública no combate à violência de gênero.

Como posso me envolver ainda mais?
Além de assinar, você pode compartilhar o abaixo-assinado com sua rede de contatos, participar de eventos e debates sobre o tema e acompanhar as ações e projetos da Rebeca Cristina em rebecacristina.com.