← Voltar ao início

Ônibus em Chamas em Campinas: Por Que Não Podemos Normalizar o Caos?

Hoje foi mais um dia em que Campinas viu um ônibus em chamas. E a pergunta que não quer calar, a que me faço e que faço para todo mundo: vamos mesmo normalizar isso acontecer com tanta frequência na nossa cidade?

Por que ônibus em chamas não pode ser “normal”?

Ver um ônibus pegando fogo não é apenas um incidente isolado. É um sintoma de um problema maior, de um sistema de transporte público que, muitas vezes, falha em garantir a segurança e a dignidade de quem o utiliza. Eu vi imagens desse último acontecimento, e a proporção do fogo era tanta que até carros que estavam por perto foram afetados. Isso não é só um prejuízo material, é um risco real para a vida das pessoas, para quem está dentro do ônibus, para quem está passando na rua e para os motoristas.

A gente depende do transporte público para ir trabalhar, estudar, levar nossos filhos à escola, acessar serviços de saúde. Quando um ônibus pega fogo, não é só um veículo que se perde, é a rotina de centenas de pessoas que é interrompida, é o medo que se instala, é a sensação de que não estamos seguros em algo tão básico quanto o direito de ir e vir.

Eu cresci em Campinas, nos bairros Padre Anchieta, Vila Régio e Parque Santa Bárbara, e sei bem o que é depender do transporte público. Sei o que é a gente esperar no ponto, o que é contar com o ônibus para o dia a dia. E por isso me indigna profundamente que a gente chegue a um ponto de se questionar se isso vai virar rotina. Não pode virar rotina!

O que precisamos exigir para ter segurança no transporte?

A responsabilidade por garantir um transporte público seguro e de qualidade é coletiva, mas principalmente das autoridades e das empresas que operam o serviço. Precisamos exigir:

Não podemos aceitar que o transporte público seja uma roleta russa. Nossas vidas valem mais do que isso. É hora de a gente se levantar e exigir que Campinas tenha o transporte público que merece: seguro, eficiente e digno.

Em resumo

Perguntas frequentes

Por que tantos ônibus pegam fogo em Campinas?
A frequência de incêndios em ônibus geralmente está ligada à falta de manutenção preventiva, idade avançada da frota e deficiências na fiscalização dos veículos que operam o transporte público.

Quais os riscos para a população quando um ônibus pega fogo?
Os riscos incluem ferimentos graves ou morte para passageiros e transeuntes, danos a veículos e propriedades próximas, interrupção do tráfego e do serviço, além de um grande impacto ambiental e psicológico na comunidade.

O que posso fazer para cobrar melhorias no transporte público?
Você pode entrar em contato com os órgãos responsáveis pelo transporte público em Campinas (EMDEC, prefeitura), participar de conselhos e audiências públicas, assinar abaixo-assinados por melhorias e compartilhar sua indignação, como a gente está fazendo aqui. A mobilização da sociedade é fundamental para exigir mudanças.