← Voltar ao início

Comentários de ódio normalizam feminicídio: por que a luta também é no discurso

Diariamente eu recebo comentários tentando justificar feminicídio. Dizendo que mulheres são folgadas, traidoras, e que por isso morrem. Além de mentirosos, esses comentários são um retrato do pensamento que alimenta a onda de feminicídios que estamos vivendo.

Por que comentários de ódio importam nessa luta?

A lógica é simples: homens que acreditam que o que deu errado na vida deles é culpa das mulheres estão num estado de delírio. Mas quando esse delírio é compartilhado, reproduzido e não contestado, ele se torna algo maior do que um comentário ruim na internet. Ele se torna parte do ambiente cultural que normaliza a violência.

Quanto mais homens espalham a ideia de que mulheres merecem ser machucadas, mais a violência é tratada como natural, como consequência, como responsabilidade da vítima. Isso tem impacto direto nos números do feminicídio.

Nossa briga também é no discurso. A normalização começa na linguagem, nos “piadas”, nos comentários, nas justificativas que circulam sem contestação.

Por que a segurança das mulheres beneficia todo mundo?

Quando as mulheres estão em segurança, todo mundo está. A luta pelo fim da violência não é contra os homens: é pela construção de um mundo mais pacífico, onde todo mundo esteja livre de verdade.

Os homens que entendem isso precisam fazer parte desse movimento, contestar esses discursos quando encontrarem, não reproduzir a lógica da culpabilização. A mudança cultural precisa de todos.

Para assinar o abaixo-assinado pela Vida e Proteção das Mulheres no estado de São Paulo, acesse rebecacristina.com.

Em resumo

Perguntas frequentes

O que é normalização da violência?
É o processo pelo qual atos de violência passam a ser vistos como naturais, esperados ou justificáveis dentro de uma cultura. Ocorre quando piadas, comentários e narrativas que minimizam ou justificam a violência circulam sem contestação.

Como os comentários de ódio contribuem para o feminicídio?
Ao circularem sem contestação, esses comentários reforçam a ideia de que mulheres merecem ser punidas e que o agressor é a vítima das circunstâncias. Isso cria um ambiente cultural que tolera a violência.

O que posso fazer para combater o discurso de ódio?
Contestar esses comentários quando encontrar, não compartilhar conteúdo que justifica violência, e apoiar causas que trabalham pela mudança cultural. Acesse rebecacristina.com para se juntar à luta.