← Voltar ao início

O caso Priscila: quando um relacionamento abusivo termina em feminicídio

As imagens de Priscila tentando escalar um portão para salvar a própria vida são chocantes e nos lembram que a segurança das mulheres é uma urgência. Priscila fez tudo o que a gente aconselha: deixou o relacionamento abusivo. E mesmo assim ele foi atrás dela e tirou a sua vida.

O que aconteceu com Priscila?

Priscila foi vítima de feminicídio. As imagens mostram ela tentando, com todas as suas forças, escapar de Deivit Bezerra, seu agressor. Ela tenta escalar um portão para que ele não a alcance. Ele consegue chegar até ela, a espanca e a mata.

A mãe de Priscila havia convencido a filha a deixar o relacionamento abusivo com Deivit. Priscila saiu. E ele não aceitou.

Esse é o padrão que se repete: quando uma mulher tenta romper com o ciclo de violência, o risco de ser morta aumenta. É por isso que sair de um relacionamento abusivo exige mais do que coragem. Exige rede, exige proteção, exige um sistema que esteja do lado dela.

O Deivit está preso. Mas Priscila não volta mais.

Por que o caso de Priscila nos faz pensar nos casos que não aparecem?

Porque as imagens chegaram a todo mundo. A brutalidade que ficou gravada fez o país parar. Mas quantas Priscilas não têm imagem? Quantas estão hoje em casa com um agressor que pode chegar ao mesmo ponto, e ninguém vai saber até ser tarde demais?

Sou a favor de penas duras para quem comete feminicídio. Mas se tem homens presos por esse crime, é porque temos mulheres mortas. E eu quero as mulheres vivas.

Por isso, convido você a assinar o abaixo-assinado pela Vida e Proteção das Mulheres no Estado de São Paulo. O link está disponível em rebecacristina.com.

Em resumo

Perguntas frequentes

Por que mulheres correm mais risco ao sair de relacionamentos abusivos?
Porque muitos agressores enxergam a separação como perda de controle. Estudos e dados de segurança pública mostram que o risco de feminicídio aumenta no período em que a mulher tenta ou realiza a ruptura com o agressor.

O que é o abaixo-assinado pela Vida e Proteção das Mulheres?
É uma petição que cobra mais proteção para as mulheres no Estado de São Paulo, com foco no fortalecimento das redes de acolhimento e nas políticas públicas de prevenção à violência. Assine em rebecacristina.com.

Como ajudar uma mulher em situação de relacionamento abusivo?
Acolha sem julgamento, não a pressione a tomar decisões de forma imediata, ajude a identificar recursos de proteção na cidade como o Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) e os CREAs e Casas da Mulher Brasileira.