← Voltar ao início

A perda de Melissa e a urgência de proteger nossas meninas

Perdemos mais uma jovem para a violência, e a história da Melissa é um soco no estômago que nos lembra da urgência da nossa luta. A Melissa tinha apenas 14 anos quando foi atacada e morta com golpes de tesoura dentro da sala de aula. O autor do crime foi apreendido pela polícia, sim, mas a gente precisa entender que punição não é a única forma de justiça. Justiça de verdade é prevenir e impedir que outras meninas tenham o mesmo destino trágico.

Por que a escola não é sempre um lugar seguro?

É devastador pensar que a Melissa morreu exatamente onde deveria estar mais segura, dentro da escola. Ela foi assassinada por um colega de classe e, assim como tantas outras meninas no nosso país, foi silenciada pela misoginia. Essa misoginia, muitas vezes invisível, começa no silêncio que a gente permite, nas brincadeiras agressivas que são tratadas com normalidade e no medo que tantas meninas carregam e que nem conseguem nomear.

Essa cultura patriarcal, que nos ensina desde crianças que as mulheres são inferiores aos homens, é a raiz do problema. Não é um caso isolado, é estrutural. No Brasil, uma em cada quatro jovens relata já ter passado por alguma situação de violência. É um dado alarmante que não podemos ignorar. Enquanto isso, vemos meninos crescendo adoecidos por uma cultura de ódio, sendo ensinados a desumanizar e a matar.

O que podemos fazer para mudar essa realidade?

Nós precisamos agir agora. A proteção das nossas meninas e jovens não pode esperar. É por isso que eu te convido a assinar o nosso abaixo-assinado por mais acolhimento e políticas de prevenção em São Paulo. O link para assinar está disponível em rebecacristina.com. Queremos fortalecer as políticas de prevenção e cuidado no Estado, garantindo que as escolas sejam, de fato, ambientes de segurança e aprendizado para todos.

A luta continua, e a memória da Melissa nos impulsiona a não desistir. Ninguém vai estar livre até que todos nós estejamos livres.

Em resumo

Perguntas frequentes

O que é misoginia?
Misoginia é o ódio, desprezo ou preconceito contra mulheres. Ela se manifesta de diversas formas, desde o silêncio e piadas machistas até a violência física e o assassinato.

Como a escola pode ser mais segura para as meninas?
É fundamental implementar políticas de prevenção à violência, promover a educação sobre igualdade de gênero, combater o bullying e o assédio, e criar canais seguros para denúncias e acolhimento às vítimas.

Como posso contribuir para essa causa?
Você pode se informar, participar de campanhas de conscientização, apoiar organizações que trabalham com a proteção de mulheres e meninas, e assinar abaixo-assinados por políticas públicas mais eficazes, como o que está disponível em rebecacristina.com.