← Voltar ao início

Acessibilidade no congresso da UBES: estudantes com deficiência precisam ser representados

A participação estudantil precisa ser para todas as pessoas, e o congresso da UBES ainda mostrou que a gente tem um caminho importante a percorrer quando o assunto é acessibilidade.

O que a UBES precisa garantir para os estudantes com deficiência?

Eu e o Caio participamos do congresso da UBES com a JSB, e um dos pontos que ficou evidente é que a acessibilidade se mostrou um desafio real nesse espaço. Caio é ativista pelo direito das pessoas com deficiência, e é a partir do olhar de quem vive isso que a gente consegue enxergar o que muitas vezes passa despercebido para quem não tem essa vivência.

A UBES é um espaço fundamental na representação dos estudantes de todo o Brasil. É onde a juventude secundarista pauta o futuro, debate políticas educacionais, organiza o movimento estudantil. E exatamente por ser um espaço tão importante, ele precisa estar aberto de verdade para todos os estudantes, incluindo os que têm deficiência.

Os estudantes secundaristas com deficiência também precisam ser representados nesse congresso tão importante para a juventude brasileira. Não como cota ou concessão, mas como parte legítima de um movimento que diz ser de todos.

Por que a acessibilidade é uma pauta estrutural, não um detalhe?

Quando um espaço não é acessível, ele está dizendo, na prática, que algumas pessoas não cabem lá. Isso é exclusão. E no contexto de um congresso estudantil que representa a diversidade da juventude brasileira, essa exclusão tem um peso ainda maior: ela reproduz, dentro do próprio movimento que deveria combater opressões, as mesmas barreiras que existem na sociedade.

A luta por acessibilidade nos espaços de participação política é parte da luta por direitos humanos. E a gente não vai conseguir construir um movimento estudantil forte e verdadeiramente representativo enquanto alguns dos seus membros forem impedidos de participar plenamente.

A UBES e os espaços de representação estudantil precisam revisar com urgência suas condições de acessibilidade para que os próximos congressos sejam espaços reais de inclusão.

Em resumo

Perguntas frequentes

O que é a UBES?
A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas é a principal entidade de representação dos estudantes do ensino médio no Brasil, responsável por organizar congressos e pautar políticas educacionais.

Por que a acessibilidade em congressos estudantis é importante?
Porque espaços de participação política precisam ser acessíveis para que todos os estudantes, incluindo os com deficiência, possam representar suas pautas e votar nas decisões coletivas do movimento.

O que pode ser feito para melhorar a acessibilidade nesses eventos?
Garantir estrutura física acessível (rampas, banheiros adaptados, intérpretes de libras), materiais em formatos acessíveis e processos participativos que contemplem diferentes necessidades são passos fundamentais.