← Voltar ao início

Feminicídio: A luta no Dia das Mães por um futuro sem órfãos da violência

No Dia das Mães, a gente celebra o amor e a dedicação, mas eu não consigo deixar de pensar em uma realidade dolorosa que muitas vezes é invisível: a de milhares de crianças que se tornam órfãs porque suas mães foram vítimas de feminicídio. É um cenário que nos lembra que a nossa luta contra a violência de gênero precisa continuar, incansavelmente, todos os dias.

Qual o impacto do feminicídio nas famílias brasileiras?

A gente sabe o quão importante é a mãe no desenvolvimento de uma criança. No Brasil, cerca de 11 milhões de mulheres são mães solo, o que significa que elas criam seus filhos sozinhas, muitas vezes com pouco ou nenhum apoio dos pais. Mas há um cenário ainda mais grave e devastador: o feminicídio.

O feminicídio é o último estágio da violência contra a mulher. Antes de uma mãe ser vítima desse crime hediondo, ela geralmente sofreu outras violências: sexual, doméstica, psicológica. É um ciclo de agressões que, infelizmente, termina da forma mais trágica. Precisamos nos lembrar que, assim como outros tipos de violência, o culpado pelo feminicídio é, na maioria das vezes, um parente ou um parceiro íntimo dessa mulher. Ou seja, em grande parte dos casos, essa violência extrema vem de dentro da própria família.

No estado de São Paulo, os casos de feminicídio aumentaram drasticamente nos últimos anos. E essa, infelizmente, é a realidade de milhares de mulheres e suas famílias. É culpa de um sistema que não nos protege, que desvaloriza nossas vidas e que permite que mães e filhos sofram juntos, ou que os filhos fiquem sem suas mães.

Como podemos construir um ambiente seguro para nossas crianças?

Para que uma criança cresça em um ambiente saudável e seguro, livre de violências, a estrutura familiar e um ambiente de proteção são fundamentais. Infelizmente, essa não é a realidade da maioria, principalmente quando levamos em consideração o aumento alarmante dos números de casos de violência sexual e de feminicídio.

Precisamos de intervenções de políticas públicas eficazes e urgentes. Se não agirmos, só vamos ver esse cenário piorar cada vez mais. É uma reflexão que precisamos fazer enquanto sociedade, para garantir que nenhuma criança perca sua mãe para a violência e que todas as mães possam viver e criar seus filhos com dignidade e segurança.

Em resumo

Perguntas frequentes

O que é feminicídio?
É o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher, motivado por questões de gênero, geralmente cometido por parceiros ou ex-parceiros, ou por violência doméstica e familiar.

Quem são as vítimas mais comuns de feminicídio?
Mulheres em situação de violência doméstica, que já sofreram outras formas de violência (física, psicológica, sexual), e que muitas vezes já tinham medidas protetivas ignoradas ou insuficientes.

Como podemos ajudar a combater o feminicídio?
Apoiando e exigindo políticas públicas de proteção e acolhimento para mulheres, denunciando casos de violência, educando sobre consentimento e igualdade de gênero, e fortalecendo redes de apoio às vítimas. Você pode saber mais sobre o tema e como se engajar em rebecacristina.com.