← Voltar ao início

Levante Mulheres Vivas em 07/12: manifestações pelo fim do feminicídio em todo o estado de SP

São 4 feminicídios por dia no Brasil. O número de 2024 já foi superado e os dados de novembro e dezembro nem foram lançados. Em Campinas, o aumento foi de 12% nos casos de violência contra mulheres. É por isso que a nossa presença nas ruas no dia 7 de dezembro, no Levante Mulheres Vivas, foi tão necessária.

Por que ir às ruas pelo fim do feminicídio?

Porque precisamos ir às ruas em memória de quem foi vítima de feminicídio, por todas as mulheres que são agredidas, estupradas e humilhadas todos os dias, e pela nossa própria sobrevivência. A violência de gênero não é um problema individual. É uma crise de segurança pública e de saúde pública que exige resposta coletiva.

Quando nos juntamos nas praças e nas ruas, estamos dizendo alto e claro que não vamos aceitar normalizar o extermínio de mulheres.

Onde aconteceu o Levante Mulheres Vivas?

O ato reuniu cidades de todo o estado de São Paulo. Os pontos de concentração foram:

O que vem depois de um ato como esse?

A rua é o começo. Ela diz para quem está no poder que a sociedade está vendo o que acontece e que não aceita. Mas a mudança real vem com políticas públicas: aprovação do projeto de lei contra a misoginia, fortalecimento dos equipamentos de atendimento às mulheres e punição efetiva para agressores.

Se você não pôde ir às ruas, acompanhe essa luta em rebecacristina.com e assine o abaixo-assinado por proteção às mulheres no estado de São Paulo.

Em resumo

Perguntas frequentes

O que é o Levante Mulheres Vivas?
Uma mobilização de rua organizada em diversas cidades para protestar contra o feminicídio, homenagear vítimas e exigir políticas públicas de proteção às mulheres.

Qual cidade de SP concentrou o maior ato?
São Paulo teve concentração no Vão Livre do MASP, às 14h. Campinas se reuniu na Estação Cultura, às 9h.

Como continuar participando da luta?
Acesse rebecacristina.com para acompanhar iniciativas de proteção às mulheres e assinar o abaixo-assinado pelo estado de São Paulo.