← Voltar ao início

Maio Laranja: Rebeca Cristina e o Diálogo Essencial nas Escolas de Campinas

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, eu tive a oportunidade de estar na linha de frente, conversando com a população e com professores da região do Boa Vista, em Campinas. Foi um dia de muito aprendizado e troca, que reforçou a importância do #MaioLaranja e da nossa luta para proteger nossas crianças e adolescentes.

Como as escolas podem ser um porto seguro?

Já na quinta-feira, tínhamos realizado atividades com os alunos da Escola Nogueira, focadas no Maio Laranja. E hoje, o mais especial foi ver essas atividades sendo expostas aos pais, abrindo espaço para um debate conjunto sobre um tema tão delicado e crucial. É nesse tipo de ambiente que a gente consegue construir uma rede de proteção de verdade, onde todos se sentem parte da solução.

Conversando com a comunidade e refletindo sobre como foi o nosso dia, percebi mais uma vez como é fundamental desmistificar certas ideias. Uma das crianças que participou das atividades, por exemplo, pensava que o abuso era algo que acontecia “só com menina”. E aos poucos, ela foi entendendo, e eu também, ao acompanhar esse processo, que os meninos são igualmente vulneráveis. A vergonha, o medo de não querer que os outros saibam, tudo isso é real e precisa ser respeitado em qualquer caso.

Por que a denúncia é o primeiro passo para a proteção?

É por isso que a escola tem um papel insubstituível. Se a criança puder ter um ponto de acolhimento na escola, um lugar seguro para pedir ajuda, isso pode fazer toda a diferença na vida dela. É um assunto delicado, claro, mas nossos alunos da Nogueira conseguiram trabalhar em grupos, conversar, discutir e, com muita maturidade, pensar em uma forma de transmitir a mensagem principal: denunciar, tomar cuidado e conversar. Eles entenderam que aquilo é errado, que não é um carinho, um tipo de toque aceitável, especialmente quando vem de alguém da família ou um parente. Essa clareza é o primeiro passo para a proteção.

Quero agradecer imensamente à professora Joelma e à diretora Suzane por abrirem as portas da escola para um diálogo tão importante. São professoras como vocês que, com dedicação e sensibilidade, mudam a vida dos alunos e constroem um futuro mais seguro para todos. A luta contra o abuso e a exploração sexual infantil é coletiva, e cada conversa, cada acolhimento, cada denúncia faz a diferença. Vamos continuar juntos nessa.

Em resumo

Perguntas frequentes

O que é o Maio Laranja?
É uma campanha nacional de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, realizada durante o mês de maio.

Qual o papel da escola no combate ao abuso infantil?
A escola pode ser um ponto seguro de acolhimento e informação para as crianças, onde elas aprendem a identificar e denunciar situações de abuso, além de receber apoio.

Por que é importante falar sobre esse tema com as crianças?
Conversar abertamente ajuda as crianças a entenderem seus direitos, a reconhecerem situações de risco e a saberem a quem pedir ajuda, quebrando o ciclo de silêncio e medo.