Hoje, ao olhar para trás, me peguei revendo uma matéria muito especial da Sampi Campinas que fala sobre o início da minha jornada na política. É um #tbt que me faz lembrar de onde tudo começou e reafirma a chama que me move até hoje. A matéria, com a manchete “Jovem de 19 anos é promessa na política campineira”, me trouxe muitas memórias e me fez refletir sobre a importância da participação da juventude para a nossa cidade.
Como tudo começou para mim na política?
Desde os 14 anos, quando me envolvi com política aqui em Campinas, eu já sentia que precisava fazer a diferença. A matéria da Sampi Campinas, que resgato hoje, me lembra daquele período, onde comecei a atuar na região do Padre Anchieta, buscando a “renovação a partir dos jovens”, como bem descreveu o texto. É uma sensação incrível ver que, mesmo tão jovem, a gente pode começar a construir um caminho de transformação.
Lembro de ter tido a oportunidade de representar nossa cidade na Conferência Nacional de Juventude e de ser uma das selecionadas para o programa “Você Ainda Vai Votar Nelas” da Girl Up Brasil. Essas experiências foram fundamentais para moldar a Rebeca que sou hoje, me dando voz e ferramentas para defender as causas que acredito. Muita coisa mudou desde os meus 14 anos, mas a vontade de fazer a diferença e de lutar por uma Campinas mais justa e segura para todos só aumenta.
Qual o papel da juventude na política?
A política muitas vezes parece distante, mas a verdade é que ela impacta diretamente a nossa vida, desde o transporte público até a segurança nas ruas. E é por isso que a voz da juventude é tão crucial. Nós trazemos novas perspectivas, energia e a urgência de quem vai viver o futuro que estamos construindo agora. Quando a gente se engaja, seja num grêmio estudantil, num conselho de juventude ou em projetos sociais, estamos plantando as sementes de uma sociedade mais justa.
A renovação na política não é apenas uma palavra bonita, é uma necessidade. É a gente ocupando os espaços, trazendo as nossas pautas e mostrando que temos muito a contribuir. Minha vontade de lutar por uma Campinas mais justa e segura para todos só aumenta. Acredito que o futuro da nossa cidade passa, inevitavelmente, pelo protagonismo dos jovens, e eu estou aqui para seguir nessa construção coletiva.
Em resumo
- Rebeca Cristina iniciou sua trajetória política em Campinas aos 14 anos.
- Sua atuação foi destaque em uma matéria da Sampi Campinas.
- Ela representou a cidade na Conferência Nacional de Juventude.
- Foi selecionada para o programa “Você Ainda Vai Votar Nelas” da Girl Up Brasil.
- Reafirma seu compromisso com a luta por uma Campinas mais justa e segura, valorizando o papel da juventude.
Perguntas frequentes
Como a Rebeca começou na política?
Ela se envolveu com a política em Campinas aos 14 anos, atuando em sua região de origem e participando de iniciativas de juventude.
Quais foram as primeiras experiências políticas da Rebeca?
Rebeca representou Campinas na Conferência Nacional de Juventude e foi selecionada para o programa “Você Ainda Vai Votar Nelas” da Girl Up Brasil.
Por que a Rebeca destaca a juventude na política?
Ela acredita que os jovens trazem novas perspectivas, energia e a urgência necessária para construir um futuro mais justo e seguro para a cidade.