Recentemente, tive a honra de ser convidada pelo Instituto Galileia para participar de uma escuta fundamental sobre a afirmação e a dignidade das mulheres dentro do ambiente da igreja. Esse encontro, que aconteceu na Igreja Batista Água Branca, em São Paulo, foi um espaço riquíssimo de diálogo e construção de ideias com mulheres maravilhosas, entre pastoras, teólogas e ativistas. Nosso foco principal: como podemos enfrentar a violência de gênero nos ambientes cristãos e nas igrejas evangélicas.
Por que discutir violência nas igrejas é tão importante?
A gente sabe que a violência, infelizmente, está inserida em todos os espaços que nós habitamos. Não existe um lugar que esteja imune a ela, e as igrejas não são exceção. Vivemos um cenário muito sério de violência contra mulheres no Brasil, e para combater isso, todos os setores da sociedade precisam se reunir. É por essa razão que a participação da igreja nesse processo é de extrema importância.
Pense comigo: a maior parte da nossa população é cristã. Se as igrejas se engajarem de forma ativa no enfrentamento à violência, isso pode gerar um impacto extraordinário na vida de milhares de mulheres. É sobre criar ambientes seguros, de acolhimento e de dignidade, onde a fé seja um pilar de proteção e não um fator que, por vezes, silencia ou perpetua ciclos de violência.
Como a igreja pode se tornar um espaço de acolhimento e dignidade?
Durante o encontro com o Instituto Galileia, tivemos muitas conversas e diálogos profundos sobre o que pode ser construído. Foi inspirador compartilhar experiências e visões com outras mulheres que também estão nessa luta. O Pastor Ed René também participou de uma das nossas rodas de conversa, enriquecendo ainda mais o debate.
O resultado desse primeiro encontro foi muito bom, porque ele marca o início de um projeto que terá continuidade e que, eu tenho certeza, vai alcançar a vida de muitas mulheres no Brasil. É um passo crucial para que as igrejas se posicionem como verdadeiras redes de apoio, promovendo a autonomia e a segurança das mulheres, e combatendo de frente a violência. Fico muito feliz em fazer parte disso e em ver a possibilidade de um impacto tão positivo.
Em resumo
- Participei de uma escuta do Instituto Galileia em São Paulo sobre a dignidade das mulheres na igreja.
- O encontro reuniu pastoras, teólogas e ativistas para discutir o enfrentamento da violência de gênero em ambientes cristãos.
- A violência está presente em todos os espaços, e a igreja tem um papel fundamental no seu combate.
- O projeto iniciado visa criar redes de apoio e promover a segurança e dignidade das mulheres cristãs.
Perguntas frequentes
Qual foi o propósito do encontro com o Instituto Galileia?
O encontro teve como objetivo discutir o enfrentamento à violência de gênero em ambientes cristãos e nas igrejas evangélicas, promovendo a afirmação e dignidade das mulheres.
Quem participou do debate sobre violência de gênero nas igrejas?
Participaram Rebeca Cristina, um grupo de mulheres composto por pastoras, teólogas e ativistas, e o Pastor Ed René.
Por que a participação das igrejas é fundamental no combate à violência?
A participação das igrejas é crucial porque a violência afeta todos os setores da sociedade, e a maior parte da população brasileira é cristã. O engajamento das igrejas pode gerar um impacto significativo na criação de ambientes seguros e de acolhimento para mulheres.