Eu acho que hoje foi um dos meus dias mais estressantes do ano, sem brincadeira. Saí do trabalho e precisava pegar o 383, o ônibus que eu pego todo dia, para descer ali na prefeitura. Já parou pra pensar quando seu dia a dia é prejudicado por um problema que já deveria ter sido resolvido? Pois é, essa é a minha realidade e a de milhares de campineiros que dependem do transporte público.
A gente sabe quando tudo beira o ridículo e você começa a ficar muito estressada porque sabe que as coisas não deveriam ser dessa forma. É assim que as pessoas se sentem, no geral, com serviços públicos que simplesmente não funcionam.
Qual o impacto do transporte público ineficiente na vida das pessoas?
A história do que aconteceu hoje é aquele clássico de sempre. O primeiro ônibus, que era o horário que eu pego, quebrou e não veio. Fiquei 40 minutos a mais no ponto esperando o próximo ônibus da linha. Quando ele finalmente chegou e eu entrei, fazia uns 3 minutos que a gente tinha saído de perto do shopping Iguatemi, e o ônibus parou de novo. O motorista informou que iriam recolher o ônibus porque o sinal não estava funcionando. Ninguém entendeu nada, porque o sinal dele estava funcionando, não estava fazendo barulhinho, mas enfim, ele estava cumprindo uma ordem.
Descemos num ponto ali perto da Moraes Salles, eu e algumas senhoras. Umas começaram a chamar Uber. Uma senhora, que não conseguiu entrar no carro que já estava cheio, sugeriu que nós duas pedíssemos um Uber juntas. Ela, inclusive, salvou o meu dia, porque eu já estava pirando! Perdi uma reunião na prefeitura por causa de tudo isso e tive que remarcar. E ainda precisava vir para a aula na faculdade.
Por que a situação do transporte em Campinas é tão preocupante?
O principal ponto de tudo isso é que as situações são recorrentes. Eu venho com frequência reclamar do transporte público, denunciar o que está acontecendo, mas faço isso principalmente porque nunca acontece só comigo. Hoje, por exemplo, não estava sozinha no 383. Tinham várias outras pessoas lá: algumas decidiram esperar outro ônibus, outras decidiram pedir um carro para sair dali. Isso significa mais dinheiro que a gente gasta, entende?
Quem decidiu esperar outro ônibus, e nem todo mundo tem tempo para fazer isso, infelizmente, vai pegar a integração ou vai entrar pela porta de trás. Mas tinham pessoas com mais pressa, como era o meu caso, que pediram um carro depois de já ter pago a passagem do ônibus. Gastaram ainda mais dinheiro para sair dali, e eu ainda peguei ônibus de novo quando cheguei na prefeitura, não peguei um carro até a Unicamp.
São momentos que vão nos estressando muito, principalmente quando não são esporádicos, né? São recorrentes, são frequentes. Isso vai acabando com a qualidade de vida das pessoas.
O que podemos fazer para mudar essa realidade?
Não dá mais para a gente viver dessa maneira. Não dá mais para ter essa enrolação na licitação do transporte público, que está prejudicando as pessoas. Eu vivo isso dia após dia, e a gente precisa cobrar mais do poder público, precisa denunciar mais, reclamar mais também, porque é a pressão que às vezes faz com que algumas coisas mudem. A nossa voz é importante para exigir um serviço de qualidade que respeite o tempo e o dinheiro de cada cidadão.
Em resumo
- Problemas recorrentes no transporte público em Campinas causam estresse e prejuízos diários aos usuários.
- Usuários enfrentam atrasos, ônibus quebram ou são recolhidos por falhas técnicas, impactando a rotina.
- A ineficiência gera gastos extras com transportes alternativos e a perda de compromissos importantes.
- É crucial cobrar mais do poder público e denunciar a situação para exigir melhorias e agilidade na licitação do transporte.
Perguntas frequentes
Quais são os principais problemas do transporte público em Campinas?
Atrasos frequentes, ônibus quebrando ou sendo recolhidos por falhas técnicas, e a falta de cumprimento de horários, afetando a rotina dos usuários e a qualidade do serviço.
Como esses problemas afetam a vida dos campineiros?
Causam estresse, perda de compromissos (como reuniões e aulas), gastos financeiros adicionais com transportes alternativos e uma diminuição geral na qualidade de vida dos cidadãos.
O que Rebeca Cristina propõe para melhorar o transporte público?
Ela defende a cobrança e a denúncia contínuas ao poder público, além da agilidade na licitação do transporte, para garantir serviços eficientes e de qualidade que atendam às necessidades da população.