← Voltar ao início

Rebeca Cristina e a importância do diálogo sobre o Maio Laranja nas escolas

Essa semana, uma coisa que me pegou de surpresa e me deixou muito feliz foi ser chamada de “professora” várias vezes. Teve até um aluno que me cobrou, brincando: “professora, eu tô esperando você postar a nossa foto!”. Isso aconteceu durante as rodas de conversa que tivemos com os alunos do 8º e 9º ano do Colégio Facion para falar sobre o Maio Laranja, uma campanha tão importante para a proteção das nossas crianças e adolescentes.

Estar com a juventude, como vocês podem ver nas fotos, é sempre um privilégio e uma injeção de ânimo. A gente percebe a energia, a curiosidade e a vontade de aprender e de fazer a diferença que eles têm.

Por que é tão importante conversar sobre o Maio Laranja nas escolas?

As rodas de conversa são momentos muito produtivos porque nos fazem entender como a violência é algo que, infelizmente, atravessa a vida das juventudes de diversas formas. Muitas vezes, o que para nós adultos pode parecer um problema distante, para eles é uma realidade próxima, vivida por um colega, um amigo ou até por eles mesmos. E é por isso que o diálogo é fundamental.

A necessidade de abrir esses espaços de escuta e informação é imensa. Os alunos são extremamente receptivos e engajam nas atividades que apresentamos, mostrando que estão sedentos por conhecimento e por ferramentas para se proteger e proteger quem eles amam. O Maio Laranja, que foca no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, encontra um terreno fértil nas escolas para semear a conscientização. É lá que muitos deles podem encontrar a primeira informação segura e o acolhimento necessário para entender e enfrentar situações difíceis.

Eu quero agradecer imensamente a todos os alunos do Facion por toda a atenção e carinho que tiveram comigo. Saibam que vocês vão longe demais, porque carregam dentro de si essa vontade genuína de fazer a diferença. É a partir de conversas como essas que construímos um futuro mais seguro e justo para todos.

Em resumo

Perguntas frequentes

O que é o Maio Laranja?
O Maio Laranja é o mês de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha busca informar a sociedade e incentivar a denúncia.

Qual o papel da escola na proteção à infância?
A escola tem um papel fundamental na identificação de sinais de violência, na promoção do diálogo, na educação sobre direitos e na criação de um ambiente seguro para crianças e adolescentes.

Como posso contribuir para a proteção das crianças e adolescentes?
Você pode se informar sobre o tema, conversar abertamente com crianças e jovens, ficar atento a qualquer sinal de alerta e, principalmente, denunciar casos de suspeita de violência pelos canais oficiais, como o Disque 100.