← Voltar ao início

Rebeca Cristina: Repúdio à nomeação masculina do CRAIM em Campinas

É com uma mistura de indignação e desrespeito que eu participo da 6ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres em Campinas hoje. Estamos aqui para apresentar uma moção de repúdio contra uma decisão que considero um completo absurdo: a escolha do nome do Dr. Pedro Serafim para o CRAIM, o Centro de Referência de Assistência Integral da Mulher. Eu não consigo aceitar que um equipamento tão vital para as mulheres da nossa cidade possa levar o nome de um homem, por uma decisão da Câmara de Campinas.

Por que a escolha do nome do CRAIM é tão importante?

O CRAIM é um centro de referência essencial que atende mulheres vítimas de violência aqui na nossa região. Ele foi criado para ser um espaço de acolhimento, proteção e suporte, um lugar onde as mulheres podem encontrar assistência integral em momentos de vulnerabilidade. Colocar o nome de um homem neste espaço é um desrespeito profundo com a luta política das mulheres que batalharam por este equipamento e, mais ainda, com todas as mulheres que buscam apoio ali.

Não se trata apenas de um nome, mas do símbolo que ele carrega. Um centro dedicado à assistência da mulher precisa ser um reflexo da nossa força, da nossa história e da nossa autonomia. A escolha do nome precisa ser coletiva, vinda dos movimentos feministas e da sociedade civil que esteve na linha de frente para que o CRAIM de Campinas se tornasse realidade.

Qual o papel dos movimentos feministas na criação do CRAIM?

A verdade é que a existência do CRAIM em Campinas é fruto de uma luta incansável dos movimentos feministas e de mulheres engajadas na causa. Não foi uma concessão, mas uma conquista. Nós, mulheres de Campinas, lutamos para que esse centro acontecesse, para que tivéssemos um espaço de referência para o enfrentamento à violência de gênero.

Por isso, é inaceitável que a decisão sobre o nome, que deveria celebrar essa conquista e honrar as mulheres que a tornaram possível, seja tomada de forma unilateral e, para piorar, descaracterizando a essência do lugar. Queremos que a escolha desse nome seja feita de forma coletiva, que ouça quem realmente construiu essa história e que represente a voz feminina.

Como podemos garantir que a voz das mulheres seja ouvida?

Nossa luta continua. Não podemos permitir que a política institucional silencie ou desrespeite a história e o trabalho de quem está na linha de frente pela proteção das mulheres. É fundamental que a sociedade civil se mobilize, que os movimentos feministas se unam e que a gente pressione para que essa decisão seja revista. O nome do CRAIM precisa ser um nome feminino, um nome que inspire, que represente a luta e a resiliência das mulheres de Campinas.

Eu acredito que, juntas, temos a força para reverter essa situação e garantir que o CRAIM seja, em seu nome e propósito, um verdadeiro Centro de Referência de Assistência Integral DA MULHER. Para saber mais sobre minhas ações e projetos, visite rebecacristina.com.

Em resumo

Perguntas frequentes

O que é o CRAIM?
O CRAIM, Centro de Referência de Assistência Integral da Mulher, é um espaço em Campinas que oferece suporte e acolhimento a mulheres vítimas de violência.

Quem lutou pela criação do CRAIM em Campinas?
A criação do CRAIM foi resultado de uma luta intensa e coletiva de mulheres e movimentos feministas da região de Campinas.

Por que a Rebeca Cristina defende um nome feminino para o CRAIM?
Para Rebeca, o nome do CRAIM deve representar a identidade e a luta das mulheres que o criaram e que são atendidas ali, celebrando a autonomia e a história feminina.