← Voltar ao início

Rebeca Cristina: vigília em memória das vítimas de feminicídio em Campinas homenageia 27 mulheres

Nós homenageamos 27 mulheres vítimas de feminicídio na região de Campinas. Mas elas são mais de 10 mil nos últimos anos. E a pergunta que precisa ser feita não é “por que fizemos uma vigília”, é “por que ainda precisamos fazer vigílias”.

Por que uma vigília em memória das vítimas de feminicídio?

Ao menos 4 mulheres são assassinadas por dia no Brasil apenas por serem mulheres. São tantas que a gente tem dificuldade de nomear cada uma delas. É por isso que esse tipo de ato é ao mesmo tempo necessário e doloroso.

A nossa vigília aconteceu com o apoio do Rotary Campinas Andorinhas e do OEDLA-UNICAMP. Começamos com o nome de Thaís Fernanda Ribeiro, uma das vítimas de feminicídio de Campinas, e caminhamos juntas lembrando os nomes de todas elas. Cada nome é uma vida. Cada nome é uma família destruída. Cada nome é uma denúncia.

O que a nossa presença na rua denuncia?

A nossa presença na rua é a denúncia de uma sociedade adoecida e de um Estado que falhou na proteção. Nós não deveríamos precisar mobilizar uma vigília. Essas mulheres deveriam estar aqui.

Quando a gente ilumina os nomes das vítimas de feminicídio, não está pedindo lamento. Está exigindo que a sociedade pare de tratar essa violência como inevitável, como resultado de “relacionamentos que deram errado”, como algo que acontece “nas famílias”. O feminicídio é o desfecho de uma cadeia de violências que, em muitos casos, foi ignorada por quem tinha obrigação de agir.

O que precisa mudar para que essas vigílias não sejam mais necessárias?

Queremos ser livres. Queremos ficar vivas. Para isso, precisamos de uma rede de proteção que funcione: delegacias preparadas, medidas protetivas cumpridas, casas de acolhimento com estrutura, e uma sociedade que reconheça a desumanização das mulheres como o caminho que leva ao feminicídio.

Relembrar é um ato político. Mas relembrar sem mudar nada é insuficiente. Continuamos em luta.

Em resumo

Perguntas frequentes

Quantas mulheres são vítimas de feminicídio por dia no Brasil?
Segundo a legenda do post, ao menos 4 mulheres são assassinadas por dia apenas por serem mulheres.

O que é feminicídio?
É o assassinato de mulheres motivado pelo gênero, ou seja, pelo fato de serem mulheres. No Brasil, é tipificado como crime qualificado desde 2015.

Quem organizou a vigília em Campinas?
A vigília foi realizada com o apoio do Rotary Campinas Andorinhas e do OEDLA-UNICAMP, em memória às vítimas de feminicídio de Campinas e região.